QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS
Queima de combustÍveis é o processo em que o carro ultiliza da gasolina pra se locomover, e ao mesmo tempo gerando a queima devido ao processo de locomoção do carro. O resultado da queima desses combustíveis é o gás CO2 (dióxido carbônico).
No entanto nesse processo também existe o monóxido de carbono, que é produzido pela não queima dos combustíveis presentes no seu carro. Ele é um tipo de gás altamente prejudicial a saúde do ser humano. Existe também uma chuva chamada de chuva ácida que é provocada pelo evaporamento dos gases.
No entanto nesse processo também existe o monóxido de carbono, que é produzido pela não queima dos combustíveis presentes no seu carro. Ele é um tipo de gás altamente prejudicial a saúde do ser humano. Existe também uma chuva chamada de chuva ácida que é provocada pelo evaporamento dos gases.
Sabemos que o pH da água pura é 7,0, mas quando o dióxido de carbono (CO2) presente na atmosfera se dissolve na água, ocorre a formação do ácido carbônico (H2CO3), e portanto o pH da água em equilíbrio com o CO2 atmosférico é de 5,6. O aumento da acidez na chuva ocorre principalmente quando há um aumento na concentração de óxidos de enxofre e nitrogênio na atmosfera. Estes óxidos e o óxido de carbono são chamados de óxidos ácidos, porque em contato com a água (neste caso água de chuva) formam ácidos. Os solos que não têm calcário são mais suscetíveis à acidificação. A neutralização natural da água de chuva pelo solo minimiza o impacto da água que atinge os lagos pelas suas encostas (lixiviação). Uma chuva ácida provoca um maior arreste de metais pesados do solo para lagos e rios, podendo intoxicar a vida aquática.
PAPEL FOTOGRAFICO
Em um processo de produção de papel fotográfico, um suporte de papel fotográfico é revestido com uma ou mais camadas de emulsão de halogeneto de prata e uma ou mais camadas de colóide hidrofílico, pelo menos uma das camadas incluindo um endurecedor. O suporte revestido é então seco e acondicionado a uma temperatura de desde 24°C até 33°C. A camada fotográfica e outras sobre o suporte são acondicionadas a uma umidade relativa de equilíbrio de desde 55% até 70%. O suporte revestido é então estocado à temperatura acondicionada até que a camada fotográfica e outras tenham atingido uma dureza pré-determinada. O novo processo de produção de papel fotográfico reduz o tempo de estocagem em pós-produção necessário para que o papel fotográfico atinja um nível aceitável de resistência à abrasão.
REVELAÇÃO E FIXAÇÃO DA FOTO
O negativo é posto em um ampliador. É feito uma filtragem, para que as cores saiam corretas. É colocado papel fotográfico no ampliar, selecionado um tempo de luz, para expor. Após esse tempo é levado para uma bacia com um químico revelador, até aparecer a foto, base de vinte e cinco, trinta segundados. Se as cores estão corretas, é colocada alguns segundos em água corrente, para retirar os químicos do fixador. Se as cores não estão corretas é feito uma nova filtragem. Após a lavagem é posto por dois minutos em outro químico, o fixador. E colocado em água corrente no mínimo trinta minutos, pra retirar o ácido do fixador. Se não ocorrer este processo de lavagem da fotografia em pouco tempo ela irá ficar marrom, amarelada, porque o ácido continua trabalhando em cima da parte gelatinosa da fotografia. Após tudo isso ela é levada par secar.
CATALISADOR
Certamente você já ouviu falar que os carros possuem um aparelho chamado catalisador, usado para diminuir a emissão de gases potencialmente poluentes. Um catalisador é uma substância ou material que atua numa reação ou processo químico, alterando sua velocidade seja positiva ou negativamente. Se forem misturadas apenas as substâncias H2 e O2, não haverá reação de formação de água. Entretanto, se for introduzida uma grade de platina no sistema, a reação se tornará praticamente instantânea, sem que a grade sofra qualquer alteração. Nesse processo, dizemos que a platina é um catalisador, ou seja, uma substância que apresenta a propriedade de aumentar a velocidade da reação, sem que seja consumida no processo. O mecanismo geral da catálise. Os químicos chamam de catálise ao fenômeno do qual participa um catalisador. Na catálise, o aumento da velocidade é explicado pelo fato de o catalisador gerar um caminho alternativo para que a reação ocorra com menor consumo de energia. Em outras palavras, o catalisador torna a reação mais fácil. Lembrando que a energia de ativação é um obstáculo para a ocorrência da reação, fica evidente o principal papel do catalisador: ele facilita a reação porque diminui a energia de ativação.
Tipos de catálise:
São: homogênea e heterogênea dependendo do número de fases presentes, as catálises classificam-se em:
•Catálise homogênea: O catalisador e os reagentes formam um sistema homogêneo, ou seja, constituem uma única fase.
•Catálise heterogênea:O catalisador e os reagentes formam um sistema com várias fases. Nesses processos geralmente o catalisador é sólido.
Fonte: Visita no Seara
Nenhum comentário:
Postar um comentário